Tokyo Conference 2025

O CMI - Comité Maritime International aprovou na assembleia geral da conferência de Tóquio o trabalho do International Working Group e agora está oficialmente batizada a “Lex Maritima – The Tokyo Principles of Maritime Law”.
Criado em 1897, o CMI - Comité Maritime International é a entidade mais importante no mundo em matéria de Direito Marítimo e tem como finalidade principal a sua uniformização. Foram gerados na entidade vários dos tratados mais importantes da atualidade.
Os “Princípios de Tóquio em Direito Marítimo” são fruto de 11 anos de trabalho de um grupo de trabalho formado pelo CMI, que identificou normas aplicadas universalmente nas mais diversas jurisdições. Com um trabalho científico extremamente denso, o grupo identificou os pontos de uniformidade e os compilou em 30 princípios, que agora serão divulgados mundialmente, visando a uniformização de interpretações e decisões.
Nosso sócio Werner Rizk participou do grupo de trabalho do CMI - Comité Maritime International e teve a honra de apresentar a evolução do texto nas conferências de Gotemburgo (Suécia) e de Tóquio (Japão) – onde acompanhou a votação em assembleia, tendo dela participado como um dos representantes da Associação Brasileira de Direito Marítimo - ABDM.





